Joana Velu é uma artista curiosa sobre como as pessoas percebem a si mesmas e o mundo do qual fazer parte. Cresceu entre Holanda e Brasil e é formada em Estudos Culturais pela Universidade de Maastricht e em Artes Visuais pela Gerrit Rietveld Academie, onde trabalha atualmente.
Seu trabalho busca estimular a abertura tanto para os mundos internos quanto para os externos e partilhados. Ela cria experiências imersivas, muitas vezes colaborativas, que convidam a uma consciência mais profunda e a conexões significativas. A consciência corporal e a atenção ao momento presente são ferramentas essenciais que possibilitam intimidade e uma comunicação autêntica com si mesma, com os outros e com o que está além. Narrativas e experiências pessoais também desempenham um papel importante, refletindo inevitavelmente estruturas sociais, condições ecológicas e questões existenciais mais amplas. Além disso, é por meio do nosso corpo e da força da imaginação que podemos vivenciar a vida em sua plenitude e encontrar verdades navegando diferentes realidades ao mesmo tempo.
Sua prática artística transita por diversos meios como cerâmica, vídeo, desenho, texto e performance, e frequentemente se desenvolve em contextos específicos, com outras pessoas, no momento presente. Suas obras variam de interações individuais a rituais coletivos, oficinas, instalações e objetos que valorizam os pequenos gestos e o olhar atento aos detalhes.